domingo, 9 de junho de 2013

Historia da Infomática

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO


A História e a Evolução da Informática O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. O termo computador generalizou-se e hoje em dia é corresponde a algo de mais complicado e com maiores capacidades de cálculo e de interação com o exterior do que tais máquinas calculadoras. Contudo, as máquinas que há 15 anos chamávamos de computadores, estão já ultrapassados em capacidade e performance por máquinas que hoje em dias chamamos de calculadoras. Quer-se com isso demonstrar que a utilização dos termos computador ou calculadora associados a uma máquina que efectua cálculos, depende do seu momento de utilização ou da confrontação de características entre eles. Com a evolução, máquinas que executavam estes cálculos simples tornaram-se comuns e banais, o que deu origem ao termo calculadoras e que genericamente se distinguem dos computadores devido ao modo fixo como operam. O termo computador, está hoje em dia associado a máquinas que operam de modo diferente consoante a necessidade e indicações recebidas do exterior, pelo que computador é um sistema, cujas tarefas diferem ao longo do tempo, em função das necessidades e requisitos de utilização, alterando apenas o componente de software. Vejamos a seguir alguns fatos marcantes da história da Informática.

ANO 500 AC
Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.
Ábaco
ANO 614
Logaritmos e régua de cálculo: O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo.
ANO 1642
Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.

Calculadora de Pascal
ANO 1672
Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.

Calculadora de Leinitz
ANO1822
Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica.Por razões diversas suas máquinas não chegam a ser construídas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.
Babbage
ANO1848
Álgebra booleana: Uma das maiores contribuições para a História da Informática não é uma máquina, mas uma teoria matemática. O matemático inglês George Boole desenvolve a chamada álgebra booleana que cria a base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática.
ANO1890
Computador mecânico de cartões: 1890. Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A máquina de Hollerith lê os cartões perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

Hermann Hollerith
ANO1938
Teoria da Informação: 1938. O matemático americano Shannon publica uma tese que mais tarde será conhecida como Teoria da Informação. A partir da Teoria da Informação ficou demonstrado que a melhor maneira de processar dados é utilizando o sistema binário de contagem.
ANO1943
Mark I: O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.

Aiken e o Mark I
ANO1945
ENIAC: O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

ENIAC
ANO1947
Transistor: A equipe da empresa Bell Labs, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A invenção do transistor substitui as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e mais tarde, dos modernos processadores.
ANO1951
UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.
UNIVAC
ANO1957
FORTRAN: O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.

ANO1959
Circuito integrado: É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
ANO1964
IBM 360: A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.

IBM 360
ANO1969
ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
ANO1971
Chip programável: O americano Ted Hoff, da empresa Intel, desenvolve o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abre o caminho para os processadores atuais.

Evolução em 1975

Em Evolução em 1975; mais precisamente em fevereiro deste ano, Bill Gates e Paul Allen desenvolveram, a versão mais aperfeiçoada da chamada linguagem Basic (criada em Evolução em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Porém em abril de Evolução em 1975, ambos fundam a Microsoft, que se tornaria a maior e mais importante companhia de software do mundo,até os dias atuais...
Altair: O americano Edward Roberts lança o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dólares e utiliza o processador 80080 da Intel.

A primeira rede comercial foi implantada, que era equivalente à ARPANET. Foi anunciado o Altair 8800, baseado em um microprocessador da Intel 8080. Lee Felsentein inventou o VDM (módulo de indicador visual). Foi lançado o Tandem-16, o primeiro computador para transação on-line de processos.

Evolução em 1976

Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador que foi criado para ser vendido em grande escala, e também fundam a Apple Computer Company. The Cray I notabilizou-se como o 1º processador vetorial comercial. Gary Kildall desenvolveu o CP/M, um sistema operacional para computadores pessoais.


Evolução em 1977

É criado o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos primeiros computadores pessoais que foi lançado no ano. O Apple II apresenta características inovadoras: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Aparece mais um computador pessoal, o Tandy Radio Shack’s (TRS-80), que vende no primeiro ano mais de 10 mil unidades. O governo dos EUA adota o padrão de encriptografia de dados da IBM (chave para destravar mensagens codificadas, que servem para proteger os dados confidenciais dentro de suas agências).


Evolução em 1978
Já o computador VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser o mais rápido dos minicomputadores da época. O disco flexível de 5 ¼” transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack’s adaptaram seus softwares para este formato.

Evolução em 1979
É inventado pela Motorola um microprocessador, o 68000, que demonstra, ser mais veloz que os da concorrência... Daniel Bricklin e Robert Frankston, programadores da Universidade Harvard, desenvolvem um programa que transforma os computadores comerciais em pessoais, o Visicalc.

Evolução em 1980

O primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores é capaz de armazenar cinco megabytes de dados. Foi produzido pela Seagate Technology. A Phillips desenvolve o primeiro disco óptico de armazenamento de dados. Tinha uma capacidade sessenta vezes maior que o disco de 5 ¼”. Um computador habilitado com alto desempenho na busca de informações é inventado por John Shoch, da Xerox.

Evolução em 1981


A IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes. Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. O MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft O primeiro computador portátil é lançado, o Osborne I. A primeira estação de trabalho, a DN100, foi desenvolvida pela Apollo Computer. Sua capacidade era superior a muitos micros de preço equivalente.

Evolução em 1982

O lotus 123 é desenvolvido por Mitch Kapor para o PC da IBM. O filme “Tron”, da Disney, fez com que a utilização dos gráficos gerados por computadores em filmes sofresse um aumento.

Evolução em 1983
A Apple desenvolve o primeiro computador pessoal com interface gráfica. A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM. O Windows e o Word são apresentados pela Microsoft. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi introduzido na North American Music Manufactures em L.A.

Evolução em 1984
A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. A utilização do disquete de 3 ½” cresceu devido à sua utilização no Macintosh. A IBM lança o PC-AT, mais rápido que o original, tornou-se um grande sucesso por seu ótimo desempenho e grande capacidade de armazenamento. Willian Gigson inventa o termo Ciberespaço, no livro Neuromancer.

Evolução em 1985
A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que rodam em computadores Macintosh. A Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET. O mercado de CDs de música aumenta com a alta capacidade de armazenamento de CD-ROMs. A linguagem de programação C++ surge e domina a indústria de computação.

  

Evolução em 1986
O estudo sobre a Inteligência Artificial é impulsionado quando Daniel Hillis desenvolve o conceito de conexões paralelas.

Evolução em 1987
A IBM lança o PS/2 fabricado com drives de 3 1/2”. Willian Alkinson projeta o Hypercard (software que simplifica o uso do computador em aplicações domésticas) O microprocessador 68030 da Motorola é desenvolvido.

Evolução em 1988
A companhia NeXT é fundada por Steve Jobs, que foi o co-fundador da Apple. Tin Toy, da Pixar, ganha o Oscar de melhor desenho animado em curta metragem utilizando os recursos de animação de computadores.

Evolução em 1989


A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistor O jogo SimCity é lançado. Ele utiliza diversos dispositivos de simulação. Realidade Virtual foi o tema da convenção de Siggraph´s.

Evolução em 1990
Há uma atualização do Windows. O Windows 3.0, que foi lançado em 22 de maio, é compatível com o DOS. Nasce a World Wide Web do desenvolvimento do HTML.

Evolução em 1991

Uma aliança entre a Apple, a IBM e a Motorola produz o Power PC.

Evolução em 1992

A versão 3.1 do Windows chega às lojas. O candidato à vice-presidência dos EUA, Al Gore lidera um projeto para permitir a entrada de qualquer cidadão à Internet.

Evolução em 1993

O Pentium, da Intel, é lançado. Tem 3,1 milhões de transistor, memória de 4 gigabytes e velocidade de 66 megahertz. O PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1.

Evolução em 1994
O Netscape Communications é fundado e o primeiro browser torna-se disponível, criando um crescimento de surfistas na Web.

Evolução em 1995
“Toy Story” é o primeiro longa feito totalmente com animação de computador. O Windows 95 é lançado. A linguagem Java é descoberta. A Netscape amplia suas conexões na Internet.

Evolução em 1996

O Pentium Pro é lançado.

Evolução em 1997


O Netscape Navigator 2.0 é o primeiro browser com suporte para o Java Script. Um computador de IBM, o Deep Blue, ganha do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.

Evolução em 1998

É lançado o Pentium II. A versão do Windows 98 chega às lojas.

Evolução em 1999

O Linux é lançado pelo finlandês Linus Torevald.

Evolução em 2000

A Intel lança uma quantidade limitada de Pentium III. É apresentado o Windows 2.000 É apresentado o Windows Millenium


Evolução em 2001
O Linux Kernel é lançado. O Pentium 4 é apresentado

Evolução em 2002


É apresentado o Windows XP

Evolução em 2006

O Pentium Duo Core é Apresentado O Windows Vista é apresentado em versões de teste.

Evolução em 2009

O Windows 7 é a mais recente versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.


0 comentários:

Postar um comentário